terça-feira, 29 de setembro de 2009

Feira de Ciências

Reportagem do jornal O Diário
Aluna de escola municipal vence concurso jovens pesquisadores
Por: Kamilla Uhl
A estudante Letícia Maiara Lopes, de 12 anos, aluna 7º ano de escolaridade da Escola Municipal Bartholomeu Lysandro, em Balança Rangel, Travessão, venceu o concurso de jovens pesquisadores, em um evento realizado no Ciep Luiz Carlos Lacerda, em Travessão. Ela participou da Feira da Saúde Alternativa e de Medicina Popular, cujo projeto é financiado pela secretaria Estadual de Cultura.
Letícia ganhou um computador pelo excelente desempenho na apresentação da pesquisa sobre a aroeira. O segundo lugar ficou para o grupo do Assentamento Zumbi dos Palmares, que recebeu uma bicicleta. Já o aluno do Colégio Estadual Pedro Cerqueira, de São Francisco, João Sávio Monção, recebeu um violão pelo terceiro lugar conquistado.
- Primeiro eu fiz uma redação falando dos objetivos do meu projeto e, na apresentação, procurei passar para as pessoas tudo o que eu entendi sobre a aroeira. Eu aprendi mais sobre as plantas e sei que um dia vou precisar deste conhecimento. Agora, vou usar o computador para pesquisar mais e ir mais longe - disse a vencedora do concurso.
O evento contou com a participação de palestrantes de comunidades tradicionais, como os quilombolas. Além disso, o público presente participou de exposições de artesanatos e de apresentações culturais na perspectiva da educação camponesa. Houve, ainda, exposição de plantas medicinas, de comidas típicas de produção agroecológica, de tinturas e remédios fitoterápicos.
Oficinas de arte em grafite e recital de poesias, com homenagens aos poetas locais, também integraram a programação, que envolveu escolas municipais e estaduais de áreas rurais do município e da região, como as Escolas Municipais Carlos Chagas, em Jacarandá; Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo; e Bartholomeu Lizandro.
O evento foi promovido pelo Grupo de Saúde Popular Amor do Campo, com apoio de órgãos, como a Rede Fitovia, movimento popular de saúde alternativa no estado do Rio de Janeiro. A Comissão Pastoral da Terra e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) também apoiaram a iniciativa.
Fonte:http://www.campos.gov.rj.com.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mercado Municipal

Atividade 33 - Mercado Municipal
Nome: Renata
Professora: Marinete
Turma: 8º anoDisciplina: AD- Oficina Literária
Objetivos: Interpretar um texto informativo.
Conhecer a História do Mercado Municipal, o seu surgimento, os lugares no qual funcionou.
Resgatar através do texto jornalístico a memória do Mercado Municipal.
Mostrar a importância de preservar os monumentos históricos da cidade.
Desenvolvimento: Dentro do projeto desenvolvido por esta unidade escolar “ Conheça sua cidade- Campos dos Goytacazes” a professora da disciplina juntamente com a professora de Informática elaboraram uma atividade na qual continha um texto extraído do site oficial da prefeitura: http://www.campos.gov.rj.br/ sobre o aniversário do Mercado Municipal.











terça-feira, 22 de setembro de 2009

As Lendas

Atividade 32 - As Lendas
Nome Adriel - Hiago - Obedes
Série: 7ºAno
Professora: Patricia
Professora de informática: Rosivane
Disciplina: AD – Oficina Literária
Objetivo: Compreender o significado das lendas
Recontar as lendas a partir da sua compreensão
Verificar que em seu município também existem lendas.
Desenvolvimento: A professora da disciplina juntamente com a professora de Informática elaboraram uma atividade sobre as lendas, na qual os alunos através dos sites relacionados: http://www.brasilescola.com/folclore,http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br,http:// www.coeseac.uff.br/cidade/camposturismo.html http://oliveirafilho.blogspot.com/2009/06/ururau-da-lapa-em-campos-rj.html
fariam uma pesquisa sobre as lendas brasileiras e em seguida escolheriam uma para recontar, assim como dando prosseguimento ao projeto desenvolvido pela escola” Conheça sua cidade- Campos dos Goytacazes” colocamos na atividade uma questão sobre o folclore campista.




Esporte Brasileiro

Atividade 31 - Esporte Brasileiro
Nome: Giliane – Joziane- Widison
Turma: 6ºAno
Professor: Sedemir
Professora de informática: Rosivane
Disciplina: Educação Física
Objetivo: Manter os alunos informados sobre o que acontece no esporte brasileiro.
Desenvolvimento: O professor levou os alunos ao laboratório de informática para fazer uma pesquisa na Internet nos seguintes sites:www.lancenet.com.br,wwww.globoesporte.com, wwww.quatrorodas.com.br sobre os últimos acontecimentos no esporte brasileiro e que colocassem os mesmos no programa de Powerpoint.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade 30 - Texto sobre Ética
Nome: Talita Adrielle
Professora: Marta
Professora de Informática: Rosivane
Turma: 6º ano
Disciplina: Ensino Religioso
Objetivos: Reconhecer a importância da Ética no nosso cotidiano.
Desenvolvimento: A professora em sala de aula trabalhou textos sobre Ética e no laboratório a partir de um texto dado sobre o tema os alunos fizeram o seu próprio texto sobre o tema proposto.

Que dicas você daria a quem quer ser ético no dia-a-dia?

Ser sempre honesto, não roubar, não fazer as coisas que não é do agrado de Deus (as coisas do mal), andar sempre no equilíbrio em busca da felicidade, ter respeito porque também será respeitado, ser sincero, respeitar o patrimônio de uma família, ou de um patrimônio público, fazer tudo por inteiro, completo, atendendo os costumes da sociedade em que se vive, e o principal: Ser ético depende da educação fundamental nas virtudes e aí você será ÉTICO no dia-a-dia.

Atividade 29- Cadeia Alimentar
Nome: Lorrana - Marcelly
Turma: 5º ano
Professora:Priscila
Professora de Informática:Rosivane
Disciplina:Ciências
Objetivo:Reconhecer as principais agentes de uma cadeia alimentar e suas respectivas funções.Reconhecer o papel dos animais carnívoros e o lugar que ocupa na cadeia alimentar.
Desenvolvimento: A professora de sala de aula juntamente com a professora de informática organizaram uma atividade sobre a cadeia alimentar no programa de Powerpoint e a Internet através do site www.smartikds.com.br para os alunos aprimorarem o conhecimento sobre este conteúdo.


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Imagens de Campos- Ontem e Hoje

Atividade 28- Imagens de Campos dos Goytacazes - Ontem e Hoje
Nome: Reginaldo e Leonardo.
Professora: Marlúcia
Professora de Informática: Rosivane
Turma: 4º ano
Disciplinas:História / Informática
Objetivos:Identificar na cidade de Campos os locais fotografados no passado e no presente.Comparar as diferenças entre as fotografias.
Desenvolvimento: Dando prosseguimento ao projeto “ Conheça sua cidade – Campos dos Goytacazes”, a professora de sala de aula juntamente com a professora do Laboratório de Informática organizaram uma atividade no programa Powerpoint com imagens da cidade no passado e no presente e nas quais os alunos teriam que compará-las e nomeá-las.

Partes da Planta

Atividade 27- Partes da Planta
Nome: Cleiton
Série: 3ºAno
Professor: Patrícia
Professora de informática: Lavínea
Disciplina: Ciências
Objetivos: Identificar as partes das plantas e suas funções.
Exemplificar raízes, folhas e sementes que servem de alimentos.
Desenvolvimento: A professora pesquisou com os alunos em sala de aula sobre as plantas dando ênfase as partes e as funções da mesma. Neste sentido para verificar a aquisição dos conhecimentos foi realizada uma atividade no laboratório de informática sobre este conteúdo.
E dentro do projeto “ Conheça sua cidade – Campos dos Goytacazes” a mesma elaborou uma questão na atividade sobre as plantas utilizando como ponto referencial uma reportagem sobre o Horto Municipal de Campos dos Goytacazes.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atividade 26 - Pontos cardeais
Nome: FRANCINE - ALERRANDRA
Série: 3ºAno
Professor: Patrícia
Professora de Informática: Lavínea
Disciplina: Geografia
Objetivo: Perceber sua localização no espaço e saber localizar-se de acordo com os pontos cardeais.
Desenvolvimento: Dentro do projeto “Conheça sua cidade – Campos dos Goytacazes” a professora da sala de aula trabalhou os pontos cardeais. E neste sentido solicitou a professora de informática uma atividade que relacionasse os conteúdos trabalhados.



Atividade 25 Interpretação da obra de Van Gogh
Nome: CINTIA - HELLEN - ZILANDA
Turma: 2º Ano
Professora: Ana Paula
Disciplina: Arte/ Informática
Objetivo: Apreciar uma obra de arte e interpretá-la.
Desenvolvimento: A professora trabalhou em sala de aula a história do pintor Van Gogh e trouxe para o laboratório a atividade a seguir com o objetivo de aproveitar o recurso de cores e visualização do computador para concretizar o conteúdo, foram utilizados o programa Word e figura da internet para elaborar a atividade.

Atividade 24- Resolução de probleminhas de adição
Nome: KAYLANE – GISLANY
Série: 1º ano
Professora: Solange
Professora de Informática: Lavínea
Disciplina: Matemática
Objetivo: Resolver, com desembaraço desafios envolvendo a adição.
Desenvolvimento: A professora de sala de aula trabalhou o conteúdo de maneira concreta. A mesma pediu a professora de informática que organizasse uma atividade para fixar o conteúdo. A professora utilizou o programa Word e figuras da internet para tornar a atividade mais lúdica

Reconhecimento do alfabeto através dos nomes dos alunos

Atividade 23- Reconhecimento do alfabeto através dos nomes dos alunos
Nome: JOSYELE/ RAIANY
Professora: Ana Paula
Professora de Informática: Lavínea
Turma: GIII
Disciplina: Português
Objetivo: Reconhecer as letras iniciais dos colegas de sala de aula.
Desenvolvimento: A professora de sala explorou as letras iniciais do nome dos alunos, através de músicas, bingo e alfabeto móvel. Sendo assim a mesma pediu a professora de informática que elaborasse uma atividade lúdica para fixar as letras iniciais dos alunos, onde foi utilizado o programa Word e a Internet.

Revisão do reconhecimento da letra A

Atividade 22- Revisão do reconhecimento da letra A
Nome: Rafael - Nicole
Série: GI
Professora: Vanda
Professora de Informática: Lavínea
Disciplina: Português
Objetivo: Reconhecer a letra A.
Desenvolvimento: A professora de sala revisou a letra com os alunos. A professora de informática organizou uma atividade que utilizou figuras pesquisadas na Internet e o programa Word para o reconhecimento da mesma.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tabela Periódica

Atividade 21 - Tabela Periódica
Nome: Prisciane - Vanessa
Turma:901
Professora: Josiane
Professora de Informática: Rosivane
Disciplina: Ciências
Objetivos: Construir a tabela periódica no programa de Excel.
Desenvolvimento: A professora explorou o conteúdo tabela periódica em sala de aula e para averiguar a aquisição do conhecimento do mesmo pelos alunos foi ao laboratório de informática para que os mesmos construíssem a tabela periódica no programa Excel.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Exercícios Físicos Regulares

Atividade 20 - Exercícios Físicos Regulares
Nome: Mateus - Larissa
Turma: 701
Professor: Sedemir
Professora de Informática: Rosivane
Disciplina: Educação Física
Objetivo: Reconhecer a importância dos exercícios fisícos regulares para uma vida saudável.
Desenvolvimento: O professor de educação física explorou o conteúdo sobre a importância dos exercícios físicos regulares em sala de aula e para verificar a aprendizagem do mesmo foi realizada no laboratório de informática no programa Word uma atividade de fixação do conteúdo dado.

Linha do tempo de Campos dos Goytacazes

Atividade 19 - Linha do tempo de Campos dos Goytacazes
Nome:Lucas -Luiz - Breno
Turma:601
Professor: Jorge
Professora de Informática: Rosivane
Disciplina: História
Objetivos:Reconhecer os fatos históricos do município através dos séculos.
Desenvolvimento: Dando continuidade ao projeto “ Conheça sua cidade- Campos dos Goytacazes”.O professor da disciplina juntamente com a professora de informática elaboraram uma atividade sobre a linha do tempo ( séculos) utilizando informações sobre a respectiva cidade em formas de frases para os alunos fazerem a co-relação entre as mesmas e o século.



Formas geométricas espaciais

Atividade 18 - Formas geométricas espaciais
Nome: Karolayne - Marcelo
Turma: 5º Ano
Professora: Priscila
Professora de Informática: Rosivane
Disciplina: Matemática
Objetivo: Identificar as formas geométricas espaciais.
Desenvolvimento: A professora de sala de aula trabalhou o conteúdo das formas geométricas espaciais. E para fixar o mesmo, assim como, tirar dúvidas dos alunos, solicitou a professora de informática que elaborasse uma atividade no programa Word.