sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E escola de Balança Rangel agita no desfile do Peti


A turma Teen, de sete a dez anos, curtiu de montão a festa

Desfile levanta auto-estima dos jovens do Peti
Por: Carla Rúbia Paixão
Foto: Antonio Leudo
A Secretaria da Família e Assistência Social realizou na noite desta quarta-feira (30), o I Concurso Garoto e Garota Peti. O desfile do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil foi realizado na Chácara da Lagoa, no Parque Alvorada. Participaram 90 crianças dos 32 pólos de Campos, sendo escolhidos seis casais, sendo três da categoria mirim e três da infanto-juvenil. Geneci Camilo de Almeida, de 12 anos, residente na comunidade da Tapera, e Valéria da Silva Ribeiro, de 13, da localidade de São Martinho, foram os vencedores do desfile e serão garotos propaganda dos eventos realizados pelo Peti durante o próximo ano.

O desfile foi dividido em duas categorias: mirim com crianças com idades entre sete e 10 anos e infanto-juvenil com adolescentes entre 11 anos e 15 anos e 11 meses. Os critérios de avaliação foram simpatia, desenvoltura e charme. Além de roupas de várias lojas de Campos, os vencedores ganharam um curso de inglês do Wizard e uma bolsa para o curso de modelos na agência de modas L Moldel´s.

Valéria ressaltou que sempre foi tímida, tinha poucos amigos e nunca imaginou que ganharia uma disputa no concurso de modas. "Hoje eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo", disse a adolescente. Geneci também se surpreendeu com o resultado. "Não acreditei quando chamaram o meu nome", relatou o menino. Na categoria mirim, os casais vencedores foram Guilherme Alves, do pólo de Balança Rangel, e Luiza Souza, do Parque Aurora.

A diretora de Proteção Social Especial da Secretaria da Família, Martha Coelho, ressaltou que o desfile teve inúmeras importâncias na vida das crianças, entre elas, oferecer aos menores oportunidade de terem acesso a lugares que não conhecem. "Pode parecer uma coisa simples, mas para uma família com renda per capita de menos de um quarto de um salário mínimo, esse evento teve uma importância imensa para eles. E no que depender da equipe técnica da Secretaria da Família, iremos proporcionar muito mais", ressaltou a diretora.

O coordenador do Espaço Peti de Cultura e Cidadania Herdeiros do Futuro e organizar do desfile, Evanilson Fidélis, ressaltou que a realização do desfile teve como proposta resgatar a alto estima dos menores, trabalhar o espírito de competição e, sobretudo, criar um espaço de interação entre os pais das crianças e coordenadores do programa. "Quando conseguimos estabelecer um laço de amizade com a família das crianças, temos elas como nossa grande aliada e unidos, temos mais força para erradicação do trabalho infantil".

Os pais compareceram em massa. A dona-de-casa, Silvia Soraia de Souza, 32 anos, disse que se surpreendeu quando o filho chegou em casa dizendo que desfilaria. "Na hora não acreditei, mas depois comprovei que estava falando sério e vim prestigiá-lo", disse a mãe de Inguerson de Souza Silva, de 13 anos, do Pólo do Ciep Custódio Siqueira, que tirou segundo lugar na categoria Tim.

Também estiveram presentes o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz de Souza, a Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel, coordenadores do Peti, equipe técnica de vários departamentos da Secretaria da Família, diretores e modelos da agência de modelos L Moldel´s. E, ainda, os DJ´s Jason e Leonardo da Band FM, entre outros profissionais que realizaram trabalhos voluntários para que o desfile acontecesse. "Os donos da Chácara da Lagoa também nos cederam esse espaço para realização do desfile", disse Fidélis.
Fonte: www.campos.gov.rj.br/noticias

1 comentário:

  1. A E.M BARTHOLOMEU LYSANDRO ESTÁ ARREBENTADO!!!!
    PARABEÉNS PARA OS NOSSOS ALUNOS. VCS SÃO A NOSSA ALEGRIA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar