terça-feira, 29 de setembro de 2009

Feira de Ciências

Reportagem do jornal O Diário
Aluna de escola municipal vence concurso jovens pesquisadores
Por: Kamilla Uhl
A estudante Letícia Maiara Lopes, de 12 anos, aluna 7º ano de escolaridade da Escola Municipal Bartholomeu Lysandro, em Balança Rangel, Travessão, venceu o concurso de jovens pesquisadores, em um evento realizado no Ciep Luiz Carlos Lacerda, em Travessão. Ela participou da Feira da Saúde Alternativa e de Medicina Popular, cujo projeto é financiado pela secretaria Estadual de Cultura.
Letícia ganhou um computador pelo excelente desempenho na apresentação da pesquisa sobre a aroeira. O segundo lugar ficou para o grupo do Assentamento Zumbi dos Palmares, que recebeu uma bicicleta. Já o aluno do Colégio Estadual Pedro Cerqueira, de São Francisco, João Sávio Monção, recebeu um violão pelo terceiro lugar conquistado.
- Primeiro eu fiz uma redação falando dos objetivos do meu projeto e, na apresentação, procurei passar para as pessoas tudo o que eu entendi sobre a aroeira. Eu aprendi mais sobre as plantas e sei que um dia vou precisar deste conhecimento. Agora, vou usar o computador para pesquisar mais e ir mais longe - disse a vencedora do concurso.
O evento contou com a participação de palestrantes de comunidades tradicionais, como os quilombolas. Além disso, o público presente participou de exposições de artesanatos e de apresentações culturais na perspectiva da educação camponesa. Houve, ainda, exposição de plantas medicinas, de comidas típicas de produção agroecológica, de tinturas e remédios fitoterápicos.
Oficinas de arte em grafite e recital de poesias, com homenagens aos poetas locais, também integraram a programação, que envolveu escolas municipais e estaduais de áreas rurais do município e da região, como as Escolas Municipais Carlos Chagas, em Jacarandá; Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo; e Bartholomeu Lizandro.
O evento foi promovido pelo Grupo de Saúde Popular Amor do Campo, com apoio de órgãos, como a Rede Fitovia, movimento popular de saúde alternativa no estado do Rio de Janeiro. A Comissão Pastoral da Terra e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) também apoiaram a iniciativa.
Fonte:http://www.campos.gov.rj.com.br

2 comentários: